Loading
Relações Internacionais

Sob o comando de Xi, a imagem da China derreteu

Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center em catorze países mostrou que em todos eles, as opiniões desfavoráveis à China aumentaram. Em nove deles – Austrália, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Espanha e Canadá – a rejeição às políticas de Xi Jinping alcançou recordes históricos. O centro de pesquisa monitora a percepção global sobre a China desde 2002.

Os gráficos acima mostram que o Japão, Suécia e Austrália são os países com a maior rejeição às políticas do Partido Comunista Chinês. Nos três, o percentual da população que vê a China como uma influência negativa supera a 80%.

A imagem da China vinha piorando nos últimos anos devido ao expansionismo agressivo comandado por Xi Jinping e as crescentes violações aos direitos humanos. Mas foi depois da pandemia de covid-19 que as coisas azedaram de vez. Para maioria das pessoas nos países pesquisados Xi fez um mal trabalho levando à disseminação do vírus pelo mundo.

Na Austrália, onde o governo falou abertamente em investigar uma possível negligência do regime comunista chinês no início da pandemia, as visões negativas da China subiram 24 pontos percentuais quando comparadas com os índices do ano passado.

A rejeição dos australianos ao governo chinês parece ser uma resposta à chantagem do regime de Xi que ameaçou de cortar exportações da Austrália e de suspender o pagamento de milhões de dólares em bolsas de estudos de estudantes chineses que inundam as instituições de ensino superior australianas.

Ao invés espernear contra o governo local, os australianos – mesmo sob o risco de perdas econômicas – preferiram suspeitar de Pequim. Um exemplo de sociedade que não coloca valores fundamentais em segundo plano para vender carne.

Em 2020, os países que registraram o maior aumento de opiniões negativas sobre a China (com mais de dois dígitos de incremento) foram: Austrália (24 pontos) Reino Unido (19 pontos), Alemanha (15 pontos), Holanda (15 pontos), Suécia (15 pontos), Estados Unidos (13 pontos), Coreia do Sul (12 pontos) e Espanha (10).

Os únicos pontos em que a China não perde é quando a pesquisa avalia o desempenho dos países na forma em que lidaram com a covid-19. Embora em todos os locais pesquisados, a China tenha sido considerada negligente, com  a pandemia, os Estados Unidos têm a pior avaliação de desempenho durante a crise. Seis em cada dez entrevistados reprovam o desempenho da China, mas 80% das pessoas ouvidas acham que os EUA falharam na condução da crise.

Chama a atenção, o fato de que em alguns países, como a Alemanha, 78% dos entrevistados afirmam não confiar em Xi Jinping e seus políticas com efeitos globais. E 89% dos alemães dizem não confiar na política externa de Trump.

A desconfiança é mais alta entre os vizinhos do Japão e da Coreia do Sul. Apesar de estar em queda (veja gráfico acima).

Nos 14 países pesquisados, incluindo os EUA, uma mediana de 19% diz ter confiança no presidente Xi, e uma mediana de 17% diz o mesmo do presidente Donald Trump (veja abaixo). Um empate técnico.

In most countries, no more than three-in-ten trust either Xi or Trump

A situação muda quando é considerada a população dos países. Embora o Pew Research Center não tenha apresentado essa compação, uma análise demográfica mostra que o o número de pessoas que confia na política externa de Trump é 49% maior que aqueles que disseram confiar na condução de Xi Jinping.

Pequim tem usado expressões como xenofobia e racismo para se defender das críticas que vem sofrendo. Tentando transferir para o povo chinês críticas que são exclusivamente direcionadas ao regime comunista chinês.

Seja no Brasil ou nos Estados Unidos, as representações da China recorrem ao artifício com frequência. “Racismo” virou a defesa imediata para desviar a atenção para críticas iminentemente políticas.

Atualização: os dados sobre a confiança na política externa de Trump e Xi foram corrigidos. E foram acrescentados dados própios sobre o aspecto democráfico dos países analisados.

 , , , , , ,
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial