Loading
Covid-19

Estatal russa de notícias invade equipamentos dos leitores para manipular informações sobre vacina

Um levantamento realizado pela Federation of American Scientists (FAS), com sede em Washington, D.C., e que tem entre seus membros sessenta ganhadores do Prêmio Nobel, identificou uma vasta rede de espionagem digital e manipulação de informações, a partir de links da Sputnik News, um canal on line que pertence ao governo Russo e que tem versões em inglês, espanhol e português. Os russos plantaram link contaminados com uma série de malware (um tipo de vírus que entre as várias capacidades, tem a de roubar dados e monitorar o comportamento online das vítimas) associando-o a notícias sobre o desenvolvimento da vacina conta a covid-19.

Segundo os pesquisadores da FAS, a análise de 136.597 tweets, postados entre de 2 a 12 de setembro – que tratavam sobre a produção e posteriormente a suspensão dos teste da vacina da Oxford-AstraZeneca, que se encontra em fase de desenvolvimento – foram identificados 53 sites usados como armadilha para invadir computadores e celulares de usuários do Twitter envolvidos no debate sobre o futuro da vacina.

Os cientistas identificaram que a agência russa Sputnik News, em sua versão em espanhol, foi usada como o centro da operação de invasão e coleta de dados. Segundo a FAS, foram identificados sete pacotes de malware distintos produzidos para infectar sistemas operacionais android e Windows (veja lista abaixo).

De acordo com o pesquisadores da FAS, o emprego de malware nos sites da Sputnik News serve para identificar o público interessado no assunto sobre o desenvolvimento de vacinas contra covid-19 para passar a enviar para elas mensagens falsas ou com conteúdo direcionado a fim de formar opinião ou manipulá-la.

Uma dos possíveis usos é o envio de notícias favoráveis à vacina russa, de forma a canalizar mensagens positivas para criar um ambiente mais favorável à aceitação da vacina produzida por Moscou.

Os detalhes da pesquisa podem ser acessados aqui.

 , ,
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial