Loading
Coronavírus

A primeira vítima da covid-19 no Brasil morreu há exatos 200 dias

Embora o primeiro registro de morte por coronavírus no Brasil tenha ocorrido no dia 17 de março, a primeira vítima brasileira do vírus, que surgiu na China no final de 2019 e já matou mais de 142.000 brasileiros, ocorreu em São Paulo, no dia 12 de março. Há exatos 200 dias.

O gráfico acima faz a comparação das duas bases oficiais do Ministério da Saúde. Em cinza, estão as mortes por data de notificação. Ou seja, o dia em que a causa do óbito foi confirmada pelas autoridades. Em laranja, estão registras as mortes pela data na qual realmente ocorrem.

A queda dramática da curva laranja não significa que estamos na reta final da epidemia. Ela é resultado de um atraso na confirmação dos óbitos.

Mas, é a curva laranja a melhor forma de visualizar a evolução da epidemia, que já esteve invisivelmente pior início da crise. Atualmente, ela mostra um quadro muito melhor que o apresentado nos altos e baixos da curva de notificações.

Uma distorção tardiamente corrigida pela imprensa quando descobriu a existência da média móvel.

Apesar do atraso na formatação dos números que permitem desenhar a linha laranja, a curva mostra que o pior da epidemia foi em maio e que há uma evidente tendência de queda nos óbitos.

 , , ,
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial