Loading

Sobre o site

Paralelo 39 tem o objetivo de apresentar, de forma organizada e acessível, análises e informações sobre temas, muitas vezes negligenciados, relacionados à democracia, política internacional, economia, segurança, defesa ou qualquer outro assunto relevante que sirva para refletir sobre impactos globais ou no Ocidente.

Sobre o nome

No hemisfério Norte há uma linha invisível que passa pela área de Washington, D.C., atravessa o oceano Atlântico e alcança a Europa. Corta a ilha grega de Lesbos – um dos epicentros da crise de refugiados que se lançam no mar fugindo da guerra civil na Síria – passa pela conturbada Turquia e o Irã dos aiatolás.

Mais ao leste, a mesma linha percorre o sul da capital chinesa, Beijing, o polo oriental das novas e mais intensas tensões globais.

Seguindo em frente, a mesma linha demarca com precisão o Palácio do Sol de Kumsusan, a antiga residência oficial do ditador Kim Il-sung e atual mausoléu dele e de seu filho Kim Jong-il, em Pyongyang, na explosiva Coreia do Norte.

O nome dessa linha é Paralelo 39.

A latitude, escolhida como nome do site, indica muito mais que o local onde ele é produzido. Nos seus extremos políticos e econômicos estão Washington e Beijing — e algumas das regiões e questões mais quentes do cenário político mundial, que constantemente estarão presentes aqui.

Sobre o autor

Leonardo Coutinho é escritor, consultor e pesquisador que já apresentou seus trabalhos em universidades na América Latina e nos Estados Unidos. Suas investigações foram debatidas no Congresso dos EUA e no Congresso brasileiro, além de instituições de ensino e governamentais. Atuou na imprensa brasileira por vinte anos. Possui certificados em estudos de Estratégia e Política de Defesa (CHDS) e Islã e o Ocidente (Leiden).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial